O teste de língua estrangeira do Enem fez com que muitas pessoas perdessem o sono. Existem algumas perguntas no total, mas elas se destinam a testar totalmente as habilidades de leitura e interpretação dos participantes.

Muitos alunos pensam que fazer exercícios em português costuma ser difícil, imagine outro idioma.

A escolha do idioma estrangeiro é feita no momento do cadastramento no Enem. Os alunos têm duas opções: espanhol ou inglês. Esta deve ser uma decisão bem pensada, porque você não poderá voltar depois.

Sabemos que muitas pessoas escolhem o espanhol somente por ser uma língua parecida com o português, ou porque dificilmente entendem inglês. Não importa o motivo, você não consegue relaxar. É preciso estudar muito, fazer um Curso de Espanhol Online e entender os últimos desenvolvimentos dos países de língua espanhola.

Veja o que aprender na prova de Espanhol do Enem abaixo e saiba como resolver todos os problemas da carta!

 

A prova de espanhol do Enem

O exame de espanhol do Enem é realizado na primeira semana do exame e contém 45 questões sobre idioma, código e tecnologia, sendo 5 questões de espanhol.

Existem apenas cinco perguntas. A maioria dessas perguntas é para testar o conhecimento do aluno, ou seja, a habilidade de ler e interpretar corretamente textos, desenhos animados ou qualquer outra situação.

As expectativas do Enem em relação aos participantes são as seguintes:

  • Associe palavras e expressões ao tópico da pergunta.
  • Demonstrar familiaridade com informações, tecnologia e cultura estrangeiras.
  • Compreender as estruturas da linguagem, suas funções e seus usos sociais.
  • Reconhecer a importância dos produtos estrangeiros como representantes da diversidade cultural e linguística.

De certa forma, o Enem não deseja que você somente memorize as regras gramaticais, mas sim que entenda as questões levantadas nas questões. Se não ler com atenção, os alunos podem correr o risco de pegadinhas clássicas, como palavras semelhantes com significados diferentes em espanhol e português, nomeadamente os famosos “falsos cognatos”.

A maioria das questões do teste de espanhol tem texto e exige que os alunos entendam seu significado. O enunciado da pergunta e as cinco opções são sempre em português, o que pode facilitar um pouco.

 

O que estudar para a prova

O foco principal da prova é a interpretação de textos. Significando assim que os alunos devem investir muito tempo na leitura durante os seus estudos. Os Cursos Online com Certificado de espanhol são uma ótima pedida para melhorar a sua qualificação para a prova.

O formato do texto é muito variável: pode ser normal, tem dois ou três parágrafos, pode ser banda desenhada em espanhol (Mafalda, Macanudos, etc.), anúncios comerciais, excertos de obras literárias, etc.

Claro, pelo contrário, você não pode deixar a gramática de lado. Compreender os tempos dos verbos, o uso dos pronomes e saber distinguir palavras iguais às do português é fundamental para uma boa leitura. Observe também:

  • Conjunções
  • Advérbios
  • Palavras homônimas em espanhol
  • Artigos definidos e indefinidos
  • Substantivos e adjetivos
  • Verbos ser, estar e haver

Jornais espanhóis, como El País na Espanha e Clarín na Argentina, são boas fontes de pesquisa. Além de deixar os alunos cada vez mais fortes com os elementos sociais, políticos, econômicos e culturais desses países, essas fontes de notícias são muito confiáveis.

Outra dica importante: aumente o seu vocabulário o máximo possível! Quanto mais você entender o significado das palavras, maior será a probabilidade de responder às perguntas corretamente.

A melhor parte é: você pode concluir todo o trabalho mais rápido. Nos últimos anos, a maioria das perguntas era uma das explicações textuais e deve ser mantida por enquanto. No entanto, os problemas de tradução de expressões, poemas e letras diminuíram. Fique ligado!

 

Como ir bem na prova de espanhol

As perguntas em espanhol geralmente têm a seguinte estrutura:

  1. Materiais em espanhol (quadrinhos, textos, comerciais, etc.)
  2. declaração em português
  3. Também existe uma opção de resposta em português

O importante para o Enem é focar e estar atento ao que é necessário. No caso do teste de espanhol, é ideal quebrar ligeiramente a ordem lógica das questões. Aqui está como fazer isso:

  1. Leia primeiro o conteúdo da pergunta (pronúncia em português) com atenção. Isso o ajudará a se concentrar na leitura de textos em espanhol de cabeça.
  2. Leia o texto em espanhol e tente encontrar a resposta necessária.
  3. Visualize a lista de alternativas que melhor se adaptam ao problema e marque-a.

Inserir o texto com um objetivo específico reduzirá muito o tempo de assimilação. Sempre carregue esta dica com você!

 

Como estudar para prova de espanhol

A prova exige que os alunos tenham um conhecimento sobre questões políticas, econômicas e sociais que vão envolver os países da América Latina ou da Espanha.

Portanto, é necessário entender a trajetória desses países? Mais do que apenas testes de idioma. As dúvidas sobre este assunto também podem pertencer a outras áreas do conhecimento.

Uma maneira é seguir os principais jornais espanhóis do mundo. Aqui estão alguns:

  • Espanha: El País
  • Chile: La Nación
  • Argentina: Clarín
  • México: El Universal
  • Uruguai: El País
  • Colômbia: El Tiempo
  • Centro Universitário UNIBTA

Economize tempo de aprendizado procurando tópicos de interesse global, América Latina, ou tópicos relacionados ao relacionamento entre o Brasil e países relacionados.

Outra boa fonte de pesquisa é o YouTube. Por meio de milhares de vídeos de comentários sobre as provas do Enem ou questões de espanhol, você pode encontrar muitos materiais interessantes feitos por professores de pré-escola. Isso é útil para aprender!