Você já ouviu falar sobre o plano de negócios? Está claro para muitos que esta é uma ferramenta essencial para iniciar um negócio, mas esse mecanismo também pode e deve ser usado para planejar as grandes mudanças pelas quais uma empresa pode passar.

Por exemplo, na indústria da educação, as ações de planejamento são importantes quando um empreendedor decide disponibilizar novos cursos e, consequentemente, potencializar o número de clientes/estudantes, como, por exemplo, cursos de gestao financeira startup.

Além disso, ainda falando sobre o exemplo acima, mudar os processos internos da empresa para ser possível dar conta da fabricação e comercialização dessa novidade também pode ser estudado em um plano de negócios bem elaborado.

Outro ponto que reflete a importância do plano de negócios é justamente a avaliação financeira da empresa.

É nesse momento que o empreendedor decide onde encontrará recursos para colocar seus projetos em prática, seja abrindo uma empresa, expandindo-a ou inovando.

Essa etapa é fácil de ser superada se o empreendedor já tiver um bom planejamento financeiro.

Faz parte da hora de construir o seu negócio, avaliando especificamente os aspectos financeiros, acompanhando exatamente o que é fundamental para qualquer bom negócio: a saúde financeira — que pode ser aprendida em um curso de gestão financeira.

Curiosamente, além da documentação que é um mapa do próprio empreendedor, existe uma série de relacionamentos que exigem um plano de negócios compartilhado. É o caso de alguns tipos de linhas de crédito bancárias, exigindo que os planos da empresa avaliem a viabilidade de tais financiamentos.

Nas startups que buscam investidores não se difere: é preciso entregar a lição de casa. Um bom plano de negócios e segurança para quem tem interesse em trazer dinheiro para a empresa.

Por isso, além de ter uma boa formação em gestão financeira tecnologo ead, saber como elaborar um plano de negócios pode ser um grande divisor de águas entre uma boa empresa ou uma excelente corporação.

O que é um plano de negócios?

Um bom plano de negócios está na forma de uma proposta que responde às perguntas sobre como a empresa está organizada, clientes, fornecedores e estratégias que podem ser usadas para ganhar participação de mercado e manter o negócio.

Para elaborar um plano de negócios é preciso ter uma visão de um total de todos os setores e objetivos a serem conquistados.

Assim, buscar por um curso de empreendedorismo ead pode ser de grande ajuda, pois assim será possível ter o conhecimento total do seu negócio.

Como fazer um plano de negócios

Agora que você sabe o que é um plano de negócios, é hora de começar a construir um. Mas não se preocupe.

Um plano de negócios é sempre proporcional ao tamanho do seu negócio e aos desafios que você define para si mesmo.

No geral, o desenvolvimento de um plano de negócios consistente para sua empresa deve incluir as seguintes etapas:

  1. Sumário executivo

Um resumo executivo é a primeira parte do seu plano de negócios, mas, ao mesmo tempo, é a última parte a ser criada.

Nele, você irá resumir uma descrição do seu negócio e sua diferenciação no mercado; sua missão empresarial; um perfil de empreendedores e colaboradores; quais são seus produtos, serviços e principais interesses; quem são seus potenciais clientes; se existe uma necessidade; qual o investimento total; forma jurídica e enquadramento fiscal.

Por isso, ele geralmente é a última fase do plano de negócios a ser elaborada. Afinal, para ter um sumário é preciso de todo o conteúdo pronto.

Ao pesquisar por faculdade de gestão de pessoas o que faz, é possível ver informações do plano de negócios e explicações mais aprofundadas sobre o sumário executivo.

  1. Análise de Mercado

Por meio da análise de mercado, você entenderá quem são seus clientes e como estão seus concorrentes.

Essa é uma das partes essenciais do seu planejamento e pesquisa, pois por meio dela você entenderá melhor aspectos importantes do mercado em que vai atuar.

  1. Análise do concorrente

É muito importante ficar de olho nos seus concorrentes. Um passo importante nesta análise é examinar os pontos fortes e fracos e comparar com o que você planejou para o seu negócio.

Por exemplo, você pode conversar com sua área de comunicação e verificar se a gestão de marketing e branding está de acordo com o esperado e se os resultados estão sendo satisfatórios.

  1. Análise de Fornecedores

Seus fornecedores são aqueles que fornecerão as matérias-primas ou serviços necessários para o seu negócio.

Pesquise e avalie as melhores opções, entenda o timing e as habilidades de cada um e construa relacionamentos fortes para ter sempre prioridades e boas negociações.

  1. Plano de marketing

Um plano de marketing fornecerá objetividade ao seu negócio, onde você poderá descrever sua entrega para seus clientes.

Qual é o seu produto ou serviço, os clientes podem confiar em você por meio de especificações gerais. Ainda no plano de marketing, você detalhará a estratégia de vendas do seu produto e como pretende atingir os clientes.

É de extrema importância que a pessoa responsável por criar este plano seja bem especializada em gestão de marketing e comunicação. Isso porque, é fundamental ter total domínio do assunto para trazer os melhores insights.

  1. Plano operacional

Esta seção é onde você descreve como sua empresa irá operar no dia-a-dia. Na prática, você responder a perguntas como

  • Quando será possível vender tal produto?

  • Qual o melhor preço a ser atingido?

  • Para qual perfil de consumidor?

  • Precisei investir em promoções?

Neste plano, você mostrará os passos necessários para vender um produto ou prestar um serviço à empresa e assim, ter um maior controle sobre cada etapa.

  1. Planejamento Financeiro

Em um plano financeiro, você incluirá tudo que envolva dinheiro, despesas, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no plano.

Para escrever um plano financeiro, considere o custo de tudo o que você escreveu até agora:

  • Matérias-primas;

  • Fornecedores;

  • Equipamentos;

  • Instalações físicas;

  • Hospedagem para domínios de sites;

  • Salários;

  • Marketing e entre outros.

O resultado de tudo isso em formato digital será o seu plano financeiro. Com ele, você terá uma ideia do investimento total do negócio.

Qual a importância de um plano de negócios para uma empresa?

Um plano de negócios tira a ideia da cabeça e a coloca no papel.

Esse é o segundo passo para alguém construir um novo negócio: primeiro uma ideia bacana sobre um serviço ou produto para lançar no mercado, depois um plano de negócios para responder se a proposta é viável.

O empreendedor também é um visionário: quando sua visão se traduz em um plano de negócios, ela automaticamente assume um ar de realidade.

Embora isso possa parecer chato para os jovens empreendedores, pense nisso: não seria mais fácil reunir todas as informações disponíveis sobre o seu negócio, especialmente os novos projetos da empresa, em um só lugar?

O objetivo de desenvolver um plano de negócios é articular todas as etapas e temas que fazem parte da avaliação e estabelecimento da empresa.

Ao registrar essas informações, o empreendedor pode identificar com mais clareza as dificuldades que pode enfrentar e avaliar se as vantagens do seu negócio correspondem com suas expectativas.

Por meio da montagem de um plano de negócios, muitas vezes são desvendadas questões que o empreendedor nem havia pensado: quantos funcionários serão necessários, como o produto será entregue, qual valor será cobrado por cada serviço.

Além disso, é através do plano de negócios que a necessidade de outras especializações como um curso de gestão de recursos humanos ead pode ser percebida.

Como mencionamos na introdução deste artigo, o conhecimento está sempre em evidência.

Como o plano de negócios é uma ferramenta que exige o esforço do próprio empreendedor, para que as coisas funcionem, o ideal é encontrar uma ferramenta que possa montar um plano baseado no perfil do empreendedor.

O mais importante, após a escolha da ferramenta, o empreendedor pode inserir informações relevantes e descobrir o que ainda precisa saber para fornecer uma base sólida para a proposta de negócio.

Por exemplo, saber se um projeto tem clientes suficientes para se sustentar quando estiver em funcionamento faz parte de um plano estratégico de vendas.

Mas o modelo é muito mais do que isso: há áreas onde é possível saber quem vai apoiar o negócio, quais são os concorrentes diretos e indiretos e quais os desafios que o negócio enfrentará. Lembre-se: nenhuma informação é irrelevante.

O plano de negócios está realmente pronto para começar a funcionar: ajudando você a iniciar sua empresa do jeito que você sempre quis, e até apontando caminhos para inovação ou expansão de um negócio que você já tem.