Tão importante quanto vender e manter seus clientes fiéis, é aumentar sua carteira de clientes.

 

Desse modo, quanto mais pessoas ouvem falar sobre sua empresa e os serviços de qualidade prestados, sua empresa se torna um diferencial.

 

Além disso, quanto mais clientes sua empresa tiver, mais lucro e perspectivas de crescimento você terá em seu negócio.

 

Mas, para isso é necessário se comprometer com o processo de crescimento, estar disposto a melhorar aspectos da empresa.

 

Por isso, separamos um guia completo de como aumentar sua Carteira de Clientes.

 

Veja também: Dicas para Montar um Plano de Negócios.

Conheça seu mercado de atuação

O seu empreendimento precisa focar em um tipo específico de negócios e público-alvo.

 

Desse modo, é essencial que você compreenda o que faz com que seus clientes comprem a você.

 

Ademais, por isso é tão importante conhecer seu mercado de atuação, porque é possível conhecer o que o mercado procura, quais as dificuldades, o que falta nesse mercado.

 

Além disso, após conhecer seu mercado de atuação, você consegue saber qual o seu diferencial, porque os clientes compram para você e não para seus concorrentes.

 

Por fim, conhecer seu mercado também permite você aumentar sua Carteira de Clientes, por meio da captação de novos clientes. Para a maioria dos mercados, há marketplace de serviços que podem te ajudar a aumentar sua carteira de clientes.

Defina seu público-alvo

Para aumentar sua Carteira de Clientes, inicialmente, você precisa conhecer seu público-alvo, quem você atende, o que esse público espera, o que consome.

 

Além disso, para aumentar sua carteira de clientes é necessário conhecer detalhadamente os gostos, comportamentos, hábitos, interesses e outras características de seus consumidores para atrair sua atenção em meio às informações.

 

Ademais, essa técnica alinhada a segmentação da comunicação, auxilia a desenvolver conteúdos assertivos para serem percebidos por que a empresa deseja atingir.

 

Para saber esses dados, é possível usar a técnica persona, onde você representa de forma fictícia o seu cliente ideal, definindo isso baseado em informações tiradas do contato com seu público-alvo. 

 

Por fim, faça uma análise criteriosa sobre características comuns sobre eles e obtenha as informações desejadas.

Ouça seus clientes

Para aumentar sua Carteira de Clientes, você precisa ouvir seus clientes estabelecidos na empresa.

 

Com isso, você consegue entender quais os pontos fortes da sua empresa e consequentemente utilizar isso para captar novos clientes e aumentar sua Carteira de Clientes.

 

Além disso, é possível enviar formulários, prestar atenção nos conteúdos que engajam, fazer enquetes, prestar atenção nos comentários.

 

Por meio dessas informações, é possível melhorar serviços, atendimento, ampliar as soluções ofertadas de acordo com a necessidade do público e com isso aumentar o número de clientes.

Crie um diferencial exclusivo

Para aumentar sua Carteira de Clientes, você precisa ter um diferencial exclusivo, ou seja, algo que seus concorrentes não podem copiar. E isso é o que faz os consumidores comprarem a você.

 

Desse modo, em seu diferencial, é que os clientes visualizam o valor no que você faz e compreendem porque é importante contratar sua empresa e não outras.

Além disso, não precisa ser algo mirabolante, um bom diferencial pode ser uma nova maneira de fazer negócio.

 

Por exemplo, se você atua no segmento de comida, pode oferecer um doce especial para quem compra em determinado dia.

 

Ademais, pense em: meus clientes compram na minha empresa, porque é a única a?

Respondendo a essa frase, você saberá que é o seu diferencial exclusivo e se não encontrar a resposta, está na hora de encontrar um diferencial.

Forneça soluções efetivas

Para aumentar sua carteira de clientes, você precisa fornecer soluções efetivas, que cative seus clientes.

 

Desse modo, as pessoas irão procurar sua empresa, por algum motivo, por ter uma determinada demanda.

 

Além disso, é necessário fornecer soluções efetivas aos clientes, um lugar onde eles sabem que encontrarão o que procuram.

 

Por isso, com base em seu negócio, público-alvo e comportamento, hábitos e necessidades deles, forneça essas soluções. 

Monte um site 

Você precisa ter uma boa visibilidade do negócio, para aumentar sua carteira de clientes.

Desse modo, montar um site é uma forma de conseguir visibilidade para o negócio, porque assegura forte presença na internet.

 

Um local onde muitos internautas procuram serviços e informações antes de contratar um serviço ou comprar produtos em determinadas empresas.

 

Além disso, o site precisa ter um bom design, ser funcional, inteligente, responsivo, intuitivo e permitir que o usuário acesse o site de qualquer dispositivo.

 

Ademais, também é importante produzir conteúdos, com informações relevantes e orientadoras para os clientes.

 

Ao montar informações, você estará criando um conteúdo, que demonstra aos internautas o porquê dele precisar desses serviços.

 

Mas, ao criar conteúdo significativo também é uma forma de ganhar autoridade e consequentemente confiança dos internautas e possíveis clientes.

Esteja nas redes sociais

Atualmente, o mundo tem se tornado conectado, as pessoas utilizam as redes sociais para se divertir, mas também como uma forma de encontrar produtos e serviços.

 

Por isso, as empresas têm tornado as redes sociais uma ferramenta de trabalho, porque o alcance é muito grande.

 

Além disso, estar nas redes sociais auxilia a aumentar sua Carteira de Clientes, pois passa confiança, de acordo com os seguidores, os conteúdos produzidos, os feedbacks positivos.

Ademais, as redes sociais podem ser usadas para divulgar seus produtos e serviços e fornecer conteúdos que mostrem a seu público.

 

Desse modo, o conteúdo precisa ser de qualidade e demonstrar aos internautas, o porquê consumir determinado produto, contratar determinado serviço.

E o mais importante, porque fazer isso com sua empresa.

Forneça vantagens

Os clientes gostam de ser bem tratados, mimados, saber que a empresa pensa neles com zelo.

 

Por isso, para aumentar sua carteira de clientes, você precisa fornecer algumas vantagens para manter seus clientes, mas também para ganhar novos.

 

Desse modo, não esqueça que para aumentar sua carteira de clientes, você precisa manter os que já tem, e parte desse processo de aumento é feito pelos feedbacks positivos e indicações dos seus clientes.

Ademais, quando os clientes comprarem uma determinada quantidade ou em períodos específicos, oferecem vantagens a eles.

 

Além disso, com isso você demonstra zelar e se preocupar com seus clientes, mantendo sua fidelidade a eles.