Apartamento pequeno, espaços pequenos e superfícies exploradas: como melhorar a vista da sua casa com cores.

Um ambiente com dimensões minúsculas pode trazer limites aos quais teremos que nos submeter. Infelizmente, não podemos usar elementos de decoração vistosos ou babados exagerados para decorá-lo, mas podemos contar com um aliado indispensável : uma paleta de cores que tornará nossa casa acolhedora e também muito original. Você só precisa descobrir qual sombra usar .

Mitos falsos

É verdade, muitas vezes nos dizem que, se usado, o preto se desvanece, mas em uma casa ele só pesa , transformando um quarto em uma caverna sem luz.

Na realidade, você simplesmente precisa considerar cuidadosamente o uso de cores escuras, não apenas o preto. Azul e marrom escuro também podem ser usados. No site da Suvinil você pode testar as cores através de uma ferramenta tecnológica, para assim evitar esses erros.

Sem dúvida, no entanto, teremos que prestar atenção aos tons e à consistência com o restante da sala.

Além disso, às vezes não é recomendado usar muitas cores, o que pode dar um ar bem bagunçado à casa. Obviamente, isso deve ser evitado, pois faria a sala parecer ainda menor.

No entanto, se coordenado com sabedoria , várias cores ou, pelo menos, vários tons da mesma cor podem ser usados.

Branco atemporal

O branco tem uma grande habilidade, que é aumentar a profundidade de uma sala.

Como um efeito óptico, esta sombra melhora o desempenho da casa. Por exemplo, os apartamentos novos em Ipanema são do tipo studio, então as cores mais claras combinam mais.

Se você tem medo de ser muito monocromático , pode contrastar o branco com alguns elementos mais vivos, como algumas almofadas coloridas em laranja pôr do sol ou um belo verde menta.

Em vez disso, você pode jogar com outros materiais , como madeira que dará à casa um tom muito acolhedor, suavizando o branco que pode estar frio.

Vermelho vibrante

O vermelho é uma das cores mais difíceis , mas ao mesmo tempo mais corajosas para mobiliar um apartamento. Não se preocupe com o tamanho da sua casa, você também pode aproveitar essa cor.

Por exemplo, o uso do vermelho – e, portanto, também sua aparente predominância – pode se dar por meio de pequenos detalhes que se destacam em qualquer caso.

Almofadas vermelhas em um sofá branco se destacam com animosidade, assim como um radiador pintado ou uma mesa de cabeceira em um canto. Por exemplo, pode-se decorar uma das casas à venda no Condomínio Kaasas Pedra da Gávea, usando os tons vermelhos.

Jogando nos contrastes branco/preto/vermelho , você pode explorar todo o potencial dessas cores, animando a casa.

Quarto azul marinho

Como mencionado, não é necessariamente verdade que cores mais escuras devam ser evitadas.

De qualquer forma, essa cor, embora aparentemente pesada, pode se tornar brilhante , se enriquecida com algumas cores de contorno .

Um belo amarelo dourado pode embelezar o ambiente, assim como a madeira branca e marrom . De fato, uma excelente e útil característica do azul marinho é sua versatilidade para ser combinada com outras cores.

Cores pastel

Com um toque suave e delicioso , as cores pastel podem transformar sua casa em um pequeno e atraente favor. Com um verde sálvia, você pode dar um descanso à casa, refrescando-a e limpando-a de impurezas visuais. 

Um rosa doce também servirá como uma decoração muito interessante.

No entanto, o importante será não exagerar nas persianas, mantendo-as todas no mesmo tom, para evitar transformar a casa em um soco no olho.

Preto e verde

Vamos partir de uma suposição: o preto não precisa ser uma cor da qual fugir. Neste caso, no entanto, é preciso muita sabedoria e ponderação, porque o risco é bastante alto.

Ao usar uma ou duas paredes pretas, você terá que equilibrá-la com cores mais vibrantes. Por exemplo, uma planta verde colocada em um canto pode ser a solução.

Ou, ainda, uma parede verde esmeralda , para enriquecer a casa.

Por fim, preste atenção à iluminação . Em um apartamento muito pequeno, pode haver inúmeras manchas escuras que frustraram seus esforços.

Tanto as luzes naturais provenientes das janelas quanto as artificiais funcionarão, como uma corrente de lâmpadas que iluminará todos os cômodos.

Índigo iluminado

O índigo original é uma cor que está a meio caminho entre o azul e o violeta, percebendo assim toda a magia de suas cores originais.

O índigo iluminado, porém, é menos agressivo que o original e deixa a casa charmosa . Às vezes, pode até tender ao cinza , mantendo a elegância desse tom tão implementado nos móveis.

Bege Difuso

O bege é uma das cores mais utilizadas por excelência em qualquer tipo de apartamento. Porém, em um apartamento bem pequeno tem a vantagem de deixar o ambiente mais aconchegante , fazendo com que aprecie a natureza intimista e aconchegante.

Pode até não ocupar uma parede, mas se transformar em mesas funcionais de madeira , rodapés de parede e portas rangentes .