Vantagens do Whatsapp Business para Iniciantes | O Whatsapp agora tem 50 milhões de usuários em sua aplicação WhatsApp Business. A subsidiária do Facebook lançou o aplicativo há cerca de dois anos e acumulou cerca de 5 milhões de usuários no primeiro ano. O aplicativo explodiu em uso na Índia e no Brasil durante o ano passado, com 15 milhões e 5 milhões de usuários nesses países, respectivamente.

Muitas empresas passaram do aplicativo de chat regular para o aplicativo empresarial para tirar proveito das ferramentas únicas disponíveis no WhatsApp Business, e com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, mais ainda poderiam seguir.

Há duas funções essenciais para o Whatsapp Business: prestar atendimento ao cliente e facilitar as transações. O Facebook monetiza o lado do atendimento ao cliente do negócio através de uma API paga, o que incentiva ainda mais as interações entre empresas e consumidores no aplicativo de mensagens.

No lado transacional, o WhatsApp tem encontrado alguns obstáculos, particularmente em relação aos pagamentos. Mas agora está lançando as bases para aproveitar quando tiver a oportunidade. Confira mais detalhes em nosso site.

Vantagens do Whatsapp Business para Iniciantes

Vantagens do Whatsapp para Iniciantes
Vantagens do Whatsapp Business para Iniciantes

O WhatsApp desenvolveu uma API para as empresas, a fim de facilitar a comunicação entre elas e os clientes. As empresas podem usar a API para responder aos clientes que se aproximam, mas não é para mensagens promocionais. Em outras palavras, o cliente deve iniciar uma conversa. O que os usuários empresariais têm 24 horas para responder gratuitamente, mas usar a API para responder após esse período ou voltar a engajar os clientes vai custar-lhes.

O último esforço do Facebook para conseguir que os clientes se envolvam com empresas no WhatsApp está permitindo códigos QR que abrem conversas no WhatsApp. Em vez de ter que adicionar um número de telefone a seus contatos, os usuários podem escanear um código QR para abrir automaticamente uma conversa com a empresa, e a empresa pode até mesmo preferir o envio de texto para o cliente. Colocar o QR em um caixa de pagamento, em uma vitrine de loja, em recibos ou em uma caixa de embarque poderia levar a muito mais envolvimento no WhatsApp.

Os códigos QR poderiam incentivar mais empresas a usar a Business API ou pelo menos o WhatsApp Business App em vez da aplicação para o consumidor. Será mais fácil gerar códigos QR através da API para a maioria das empresas. Isso abrirá a porta para mais possibilidades de monetização no futuro.

Conduzindo os compradores ao WhatsApp

As compras têm sido um foco importante para o Facebook recentemente. Ela introduziu o Checkout na Instagram no ano passado e acrescentou Lojas no Facebook no início deste ano. O WhatsApp tem catálogos, e agora as empresas podem fazer links compartilháveis para produtos em seus catálogos.

Os catálogos permitem que as contas da WhatsApp Business compartilhem facilmente detalhes e imagens de produtos com clientes potenciais. Com links compartilháveis, as empresas poderão facilmente direcionar o tráfego e iniciar conversas com os clientes através de outras propriedades do Facebook ou de seus próprios sites. Tais links podem ser a base de um novo formato de anúncio dentro do Facebook ou da Instagram ligando os usuários ao WhatsApp.

O maior desafio para as empresas que usam principalmente o WhatsApp para se comunicar com os clientes é a incapacidade de aceitar pagamentos. O WhatsApp tem trabalhado para oferecer pagamentos na Índia e no Brasil, mas tem encontrado continuamente bloqueios por parte dos reguladores. Uma semana após lançar pagamentos no Brasil no mês passado, o banco central do Brasil forçou o Facebook a suspender o recurso.

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