A locação de equipamentos para construção civil é um dos serviços mais vantajosos para quem trabalha neste setor. Mas existem muitas dúvidas sobre como esse processo funciona, o que muitas vezes pode fazer muitas pessoas hesitar antes de escolhê-lo.

Por isso, veja algumas dicas de como escolher um serviço de locação da forma mais segura, vantajosa e econômica. Entenda também quais os passos corretos ao proceder na escolha do material a ser alugado, bem como os critérios a considerar na hora de escolher uma empresa do ramo.

Quais os pontos cruciais para a locação de equipamentos para construção civil?

Suponhamos que você já tenha os prazos de seu trabalho definidos juntamente com o orçamento fechado. Neste caso, o primeiro passo para contratar um serviço de locação de equipamentos é realizar um planejamento bem estruturado para evitar desperdício de tempo e dinheiro. 

Para isto, é muito importante considerar quais os tipos de equipamentos que serão utilizados. Além disso, leve em conta o tamanho e preço de cada máquina. Por fim, avalie o tempo de uso de cada item locado para a sua obra, para evitar desperdícios e maximizar o serviço. 

Outra vantagem na locação de equipamentos para construção civil é ter exatamente o material necessário para o trabalho. Assim você ganha em espaço e organização, mas essa escolha tem que ser bem feita. Caso contrário, o mal planejamento nesse ponto acarretaria em atrasos e gastos não planejados. 

De forma geral, podemos definir os pontos cruciais a serem levados em conta na hora de locar o equipamento como: 

  • Planejar o tempo de serviço;
  • O tamanho físico de cada equipamento; 
  • O preço das máquinas;
  • A logística e armazenagem;
  • A organização no canteiro de obras;
  • Entre outras.

A partir destes critérios, a locação de equipamento para construção civil se torna uma prática benéfica. Mas é importante destacar que este serviço necessita de uma organização prévia. Isso inclui a escolha de uma empresa eficiente, com o melhor custo-benefício, além da definição clara de seus objetivos. 

Dito isso, realize um organograma de tudo o que você vai precisar, o seu orçamento e qual a empresa de locação que contratará. Além disso, é muito importante ter segurança na hora de assinar um contrato com o serviço escolhido. Para isto, alguns pontos principais fazem toda a diferença. 

Como escolher o serviço de locação mais adequado para você?

Uma pesquisa prévia sobre a empresa que pretende contratar é o primeiro ponto desse processo. Assim, é preciso ver que tipo de máquinas e equipamentos ela dispõe, bem como os custos da locação em si. Estes são aspectos fundamentais na hora de recorrer a este serviço.

Além disso, ao buscar uma empresa é preciso levar em conta o nível de confiança que ela transparece. Um bom exemplo, é verificar se a prestadora desse tipo de serviço realmente oferece o suporte técnico junto com a montagem e manutenção dos equipamentos. 

Saiba com antecedência se os serviços de transporte, armazenamento e manutenção de equipamentos estão inclusos. Pensando em custos e logística, a melhor opção é a mais próxima de você, pois garante facilidade na entrega e devolução das máquinas.

Pesquise também por referências no mercado para ter uma garantia prévia, isso facilita na prevenção de atrasos e imprevistos. Faça uma triagem de preços e prazos que as próprias empresas oferecem, se estão condizentes com a demanda do mercado.

Por fim, seja criterioso com relação a visão que a empresa tem sobre os clientes. Se tem o compromisso em prestar um serviço de qualidade de forma ética e respeitosa. E claro, avalie se a empresa tem um histórico de entregar o serviço completo. Levando todos esses pontos em consideração, você fará a melhor escolha