Você já se imaginou sem um dente? Como seria para mastigar, sorrir e conversar, então? As perdas dentais prejudicam todas essas ações e podem dificultar até mesmo o relacionamento social.

Apesar do medo de perder os dentes, poucas pessoas sabem se realmente estão correndo risco ou não de ter essa perda, e é exatamente sobre isso que esse texto irá falar. 

Caso sinta dor nos dentes ao ingerir um alimento gelado ou doce, então, esse é um dos principais sintomas da cárie, a principal causadora da perda dos elementos dentários.

Artigos Relacionados

No começo, a dor é leve e moderada e só aparece com a ingestão de alimentos gelados ou doces, porém à medida que a doença vai progredindo, a dor fica mais intensa e constante. 

Por isso, é extremamente importante ter visitas periódicas a uma clínica de implante dentário e manter sempre uma excelente rotina de higienização bucal.

Quais são as principais causas das perdas dentais?

Como foi dito anteriormente, a cárie é uma das principais colaboradoras para a perda do dente. 

Dessa forma, caso essa enfermidade não seja tratada logo em seu início, então, é possível que ocorra a necessidade do paciente pesquisar sobre quanto custa um implante dentário.

O dente é atingido pela cárie, então, ele vai se dissolvendo pela ação das bactérias e isso vai fragilizando a estrutura dele, fazendo com que ele fique mais fácil de fraturar e isso pode levar a perda do elemento dentário. 

Às vezes, pode ocorrer a necessidade da extração do dente para eliminar o quadro de infecção. Além das cáries, as gengivas infectadas também podem causar a perda de dentes.

E como foi dito, os dentes também podem se fraturar de outro modo, além da cárie, pode ser às vezes por um trauma ou uma batida. 

Caso ela seja muito extensa, pode ser irreversível, fazendo com que o dente tenha que ser extraído, tendo a necessidade de usar um implante dentário.

A gengivite pode ser contribuinte?

O sangramento gengival é um sinal de gengivite. Portanto, ela é facilmente detectável quando escova os dentes ou passa o fio dental e passa a sair sangue. 

Então, essa inflamação pode evoluir para periodontite.

Quando chegar nessa etapa, é sinal que as bactérias já atingiram o osso que sustenta o dente, e quando ele perde essa sustentação, passa a ficar mais mole e se não for tratado, pode ser perdido. 

Por isso, é sempre importante manter a higienização em dia e alimentação sempre saudável, para evitar todas essas doenças. 

Já que tanto a gengivite quanto a periodontite muitas vezes são causadas por resíduos de bactérias que não são eliminados de forma correta. 

Quais são as consequências da perda de um dente?

Durante a mastigação, os alimentos pressionam a gengiva e o outro lado passa a ser mais exigido. Então, isso pode fazer com que os dentes vizinhos possam se movimentar por causa da falha, inclinando e crescendo, podendo surgir algum espaço entre eles.

Desse modo, esses espaços são propícios para a proliferação de algumas bactérias, como por exemplo, a cárie.

Quando os alimentos pressionam a gengiva, provocando dor e inflamação, isso pode fazer com que o dente de cima fique com a raiz muito exposta, podendo também ficar mole.

Assim, os demais dentes passam a sofrer muita força e se desgastam mais, podendo ter uma alteração até na sua pigmentação, além de uma mudança no seu formato. 

É extremamente necessário o paciente colocar uma prótese dentaria, para que não tenha o risco de perder os elementos dentários e assim, causar um prejuízo. 

Uma das primeiras formas para substituir os dentes perdidos, pode ser com as próteses fixas. Então, elas podem ser divididas em adesivos e adicionais. 

As adesivas são as mais indicadas para a substituição dos dentes da frente, porque não aguentam tanta força mastigatória.

Existem também as próteses removíveis que são conhecidas como dentaduras. Nessa ocasião, existe o modelo total, que serve para aquelas pessoas que perderam totalmente os dentes e o parcial, feito para a reposição de apenas alguns. 

Em alguns casos, também pode estar sendo feito o tratamento de pino com coroa. Esse procedimento será indicado para os dentes que quebraram a coroa. 

Nisso, o paciente ainda possui a raiz e o dentista irá moldar o interior do dente. 

Por fim, uma das melhores opções também é um implante dentário, do dente perdido. Nesse caso, o paciente irá colocar o implante, substituindo de forma fixa, através de pinos. 

Ao fazer esse tipo de tratamento, o paciente conseguirá ver uma enorme diferença de um implante dentário antes e depois após colocado.

Quais são as formas de prevenção das perdas de dentes?

É muito importante uma pessoa entender os riscos causados pela ausência dos cuidados com a saúde bucal, envolvendo a questão da higienização, da escovação, do uso do fio dental e fazer com que o paciente tenha uma noção de como preservar sua saúde.

As más condições de higiene bucal podem ingerir doenças que levam enfermidades ou até mesmo a perda do dente, como foi mencionado. 

Por isso, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Utilizar o fio dental todos os dias;
  • Utilizar creme dental com flúor;
  • Evite fumar;
  • Tem uma alimentação saudável;
  • Vá regularmente ao dentista.

Essas dicas são fundamentais para evitar as principais causas de perda de dente, que são as doenças, como cáries, gengivite e periodontite. 

Além disso, é importante se atentar para quando sentir qualquer dor ou desconforto ao ingerir algum alimento, seja quente ou gelado, já que isso pode ser um sinal de muitos problemas, sendo até mesmo uma reabsorção óssea. 

É importante ter um cuidado extremo com a higienização bucal, já que isso fará com que a boca fique preparada e balanceada, evitando o desequilíbrio ácido e a proliferação das bactérias. 

Por isso, é fundamental ir ao dentista e cuidar sempre da higiene bucal. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.