O que fazer quando ao escovar os dentes, acontecer o aparecimento da gengiva sangrando? Você já notou um sangramento durante a escovação dos dentes ou passando fio dental?! 

Quando isso ocorre, o primeiro impulso pode ser o de não realizar mais a higienização com medo de machucar a gengiva, mas a verdade é outra.

Dessa forma, entenda mais sobre as causas de um sangramento na gengiva, para assim realizar o tratamento. 

Quais são as principais causas do da gengiva sangrando durante a escovação?

A gengivite atinge boa parte da população mundial. Se ela não for tratada, poderá evoluir para uma periodontite, que é uma das principais causas da perda óssea e às vezes chega até mesmo a perder o dente.

Por isso, é importante ter visitas periódicas até uma clínica odontologica, para a identificação dela.

O sintoma mais chamativo é a inflamação e a gengiva sangrando, mas existem outros indicativos, como:

  • Alteração de cor da gengiva;
  • Gengiva inchada;
  • Gengiva sangrando;
  • Aparecimento de tártaro;
  • Feridas na boca;
  • Mau hálito.

A causa mais comum da gengivite, é a má higienização bucal e quando a gengivite é tratada logo no início, poderá regredir.

Como cuidar das doenças periodontais?

Para isso, é necessário pedir para o dentista especialista em gengiva indicar os produtos corretos, como a escova, a pasta de dente e o fio dental.

É comum que muitas pessoas tenham dificuldade na utilização, principalmente pelo esquecimento. Por isso, peça para o seu dentista ensinar a maneira correta de usar o fio dental.

Porém, se até mesmo com uma higienização bucal correta, ainda continuar a gengiva sangrando, é momento de ir para um dentista especializado em gengiva.

Ele vai realizar um exame clínico e radiográfico e vai avaliar como está a saúde no geral. A partir desses dados, será elaborado um planejamento para tratar da doença.

Na maioria dos casos, será feita uma raspagem, que é uma técnica realizada para a remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida, que fica grudada na superfície dental e é a causadora dessa inflamação. Além de também ser a responsável por deixar a gengiva sangrando.

Na realidade, o grande tratamento deve ser feito pelo próprio paciente, com um acompanhamento pelo dentista que cuida da gengiva.

Por conta disso, é fundamental que o paciente siga as recomendações do periodontista e cuide da sua saúde bucal.

Em alguns casos, é recomendado enxaguatórios especiais para auxiliar no tratamento. Porém, somente o dentista poderá indicar, já que o uso incorreto dele pode gerar outros problemas bucais.

Caso o paciente tenha seguido todas as recomendações de higiene, e ainda sim, a gengiva sangrando persistir, o periodontista poderá realizar uma cirurgia periodontal.

Como é realizada essa cirurgia?

Ela tem como objetivo expor a superfície das raízes dos dentes para proporcionar uma raspagem mais profunda das regiões que não foram alcançadas.

Após o procedimento, a gengiva é suturada para que cicatrize e, com isso, o dentista precisará indicar uma escova dental pós-cirúrgica.

A doença periodontal tem cura? Como é possível tratá-la?

A doença periodontal não tem cura, mas é possível controlá-la. Portanto, é fundamental que o paciente retorne às consultas marcadas e no caso de qualquer situação estranha, vá até o dentista de urgência.

Essas consultas irão servir para o acompanhamento e a manutenção. Em alguns casos, outros antibióticos se fazem necessários para exterminar bactérias causadoras da doença. 

Então, pacientes diabéticos possuem um risco maior de desenvolver doenças periodontais.

Além disso, os tabagistas também devem ficar atentos, porque a doença periodontal fica mascarada nos fumantes, pois o calor da fumaça contrai os vasos sanguíneos e dificulta o sangramento, fazendo com que ela fique sem sintomas.

Por isso, todo o cuidado e acompanhamento profissional é extremamente fundamental, até mesmo para a identificação da enfermidade em seus estágios iniciais.

Como escovar os dentes quando a gengiva está machucada? 

É importante dar preferência para as escovas que possuem cerdas macias e escovar a gengiva com uma inclinação de 45°.

Portanto, escove os dentes de baixo para cima, para que estimule a recomposição da gengiva sangrando. Além disso, é importante repetir a técnica na parte superior.

Escove os molares de dois em dois, sempre repetindo o último. Repita essas práticas na parte superior.

Lembre-se de fazer a escovação da língua limpando de dentro para fora. Essa forma de escovar os dentes ajuda quando a gengiva sangrando está sendo tratada.

No geral, sempre realize a escovação após as refeições e mantenha os hábitos alimentares saudáveis para a prevenção de diversas doenças. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.