A produção de conteúdo para web depende diretamente do conhecimento de SEO para iniciantes

Isso porque as regras de SEO são a base utilizada pelos algoritmos dos mecanismos de busca para avaliar a qualidade e relevância das páginas publicadas na internet.

Desse modo, é primordial conhecê-las para investir em material otimizado e, com isso, alcançar boas posições nos resultados.

Ou seja, é uma questão de garantir visibilidade e acessos às postagens com a adoção de estratégias pontuais.

No entanto, é preciso ficar atento ao chamado SEO negativo, que corresponde a práticas empregadas mas que podem prejudicar o posicionamento de sites.

O texto a seguir contém detalhes sobre o conceito de SEO e as características do SEO negativo, acompanhe.

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O que é seo para iniciantes?

Todos os resultados que aparecem quando se faz uma pesquisa no Google são analisados e catalogados por algoritmos.

Como você pode imaginar, trata-se de um número imensurável de links, sites e postagens.

As regras de SEO servem para tornar possível que um determinado post ganhe destaque em meio a outros, de modo que os usuários encontrem um material que apresente – exatamente – aquilo que buscam.

Ou seja, é uma medida muito importante para conseguir sucesso com campanhas e estratégias de Marketing Digital.

As regras de SEO trazem oportunidades para que o conteúdo seja otimizado e, assim, ganhe mais relevância nos mecanismos de busca.

As medidas envolvem elementos como:

  • Uso de palavras-chaves;
  • Hierarquização de informações;
  • Redação de meta descrições;
  • Conteúdo original.

Continue a leitura para conhecer os detalhes de cada um desses elementos e saber como o seo para iniciantes deve ser usado para gerar resultados.

  1. Uso de palavras-chaves

As palavras-chaves são os termos que as pessoas inserem na barra de pesquisas do Google e de outros mecanismos semelhantes.

Um conteúdo otimizado deve conter palavras-chaves para que alcance o público que se pretende atingir, ou seja, que buscam por aquele serviço/produto, por exemplo. 

Isso deve ser feito de forma orgânica, ou seja, não adianta encher o texto com esse tipo de termo e prejudicar a leitura do conteúdo.

  1. Hierarquização de informações

O consumo de conteúdo textual costuma levar tempo. Para facilitar a leitura e aumentar a pontuação SEO, use índice, subtítulos, tópicos e listas.

Esses recursos aparentemente sem importância ajudam os usuários a encontrarem as informações que desejam mais rápido e também facilita a indexação do conteúdo pelo algoritmo.

  1. Meta descrição

É o pequeno texto que se encontra logo abaixo do link do resultado da busca. Deve fornecer um resumo breve de quais informações o usuário vai acessar.

A meta descrita também aparece em certos formatos de anúncios, como anunciar no Google Ads, e visa levar o usuário a clicar e ao algoritmo entender a importância daquele material.

  1. Conteúdo original

Toda postagem tem que ser completamente original. O Google tem meios para identificar plágios e cópias.

Quando há identificação de práticas como essa, o rankeamento da página cai e a reputação da empresa também.

O que é SEO negativo?

Infelizmente, há sites mal intencionados que lançam mão de práticas prejudiciais para diminuir o posicionamento de sites nas plataformas de pesquisa.

Nos últimos anos, a discussão sobre o SEO negativo tem avançado muito, principalmente pela atualização da política dos algoritmos do Google.

Agora, as páginas que utilizarem camuflagem e duplicidade de conteúdo, por exemplo, sofrem sanções e podem inclusive perder o ranqueamento.

Confira os tópicos a seguir para saber como evitar o SEO negativo nas estratégias de marketing digital, como anúncios no Instagram Ads, marketing de conteúdo e outros.

  1. Invista em segurança

Esteja sempre atento à presença de vírus e malwares no seu site. Eles podem enviar conteúdo malicioso para os visitantes e prejudicar a experiência de todos.

Se isso ocorrer, a credibilidade da página vai cair e você pode estar sujeito a sofrer sanções do Google.

  1. Sempre informe fontes

Não há problema em compartilhar conteúdo de terceiros, desde que você cite a fonte do conteúdo.

Caso contrário, o site incorre em duplicidade de informações, que é passível de punições severas.

  1. Acompanhe as menções sociais

As redes sociais são plataformas imprescindíveis para o marketing digital. Basta pensar em como funciona o Facebook Ads, um dos mecanismos de elaboração de anúncios mais usados na atualidade.

É importante acompanhar o que é dito pela base de clientes no Twitter, Instagram e derivados. Assim, se algo estiver errado é possível detectar com mais rapidez.

  1. Verifique a lista de backlinks

Quando se fala em seo para iniciantes, as técnicas de backlinks estão sempre entre as primeiras a serem citadas.

Os backlinks são as citações que o site tem em outros sites. Eles são muito importantes para aumentar a pontuação SEO.

No entanto, associar-se a sites mal intencionados não é um bom negócio. Por isso, sempre acompanhe a lista de backlinks para verificar se não é o caso.

Considerações finais

Esses são os pontos centrais do chamado SEO negativo, um conjunto de práticas altamente nocivas para a qualidade da navegação dos usuários da web.

Use as informações compartilhadas aqui para melhorar as técnicas de SEO da sua página.