Você já sabe como funciona energia solar? Os sistemas fotovoltaicos baseiam-se na utilização de placas fotossensíveis capazes de converter a energia dos raios solares em corrente elétrica (corrente contínua). 

 

A eletricidade produzida é enviada para o inversor solar, que é o dispositivo responsável por converter a energia para o padrão da rede elétrica (corrente alternada). 

 

A energia é então injetada na rede residencial e agora está disponível para os consumidores. Muito interessante não é mesmo? Para conhecer melhor o funcionamento da energia solar, temos um conteúdo completo a seguir!

 

Veja também: Locação de equipamentos para a construção civil: por que contratar este serviço.

Sobre a energia solar

Para entender como funciona energia solar é importante conhecer também seus conceitos básicos. O funcionamento da energia solar é basicamente, captando a luz e o calor do sol para gerar eletricidade (a energia solar fotovoltaica e solar heliotérmica) ou para aquecer líquidos (solar térmica).

 

Nos dias atuais, esses sistemas solares possuem aplicações amplas por residências e empresas do Brasil inteiro e são uma ótima opção para economizar na conta de energia elétrica utilizando fontes de energia alternativas, renováveis ​​e limpas.

 

Uma compreensão detalhada de como a energia solar funciona em cada uma de suas tecnologias é fundamental para adquirir ou montar adequadamente um sistema de captação de energia solar.

 

A energia solar se divide em três tipos: energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica (energia solar concentrada). Cada um dos tipos possui a sua própria forma de funcionar.

 

A energia solar fotovoltaica possui funcionamento através de painéis solares, convertendo a luz solar diretamente em eletricidade. Já a energia solar térmica usa o calor do sol para aquecer a água. Por fim, a energia solar heliotérmica usa o calor radiante para gerar vapor que aciona as turbinas para  geração de eletricidade.

Como funciona energia solar fotovoltaica?

O funcionamento da energia solar fotovoltaica acontece a partir de sistemas que convertem a luz solar diretamente em energia elétrica para consumo de residências, empresas, propriedades rurais, indústria ou qualquer outro tipo de instituição.

 

Um sistema fotovoltaico consiste em dois dispositivos principais: painéis solares, que convertem luz em eletricidade através do efeito fotovoltaico, e inversores solares, que ajusta a corrente (de CC para CA) produzida pelos painéis para distribuição, uso ou armazenamento.

 

Existem três tipos de sistemas solares fotovoltaicos e, embora gerem eletricidade da mesma forma, diferem na forma como processam a energia produzida pelos painéis, são eles: sistema fotovoltaico conectado à rede (on grid), sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off grid) e gerador fotovoltaico híbrido.

 

Um sistema fotovoltaico on grid é conectado à rede, recebe o excedente gerado durante o dia e fornece energia à noite. 

 

Os sistemas fotovoltaicos off grid são isolados da rede e usam baterias para armazenar a energia consumida à noite. Os sistemas fotovoltaicos híbridos são uma combinação de on grid e off grid, operando na rede enquanto dependem de baterias para armazenamento.

Veja como funciona energia solar de forma detalhada

Para os casos em que toda a energia produzida em um certo mês não seja consumida, o excedente, ou seja, o que sobrou do consumo, será enviado à rede de distribuição, recebendo em troca, créditos de consumo de energia, com validade de até 5 anos.

 

Estes créditos serão utilizados quando o sistema não conseguir gerar energia suficiente para cobrir todo o consumo em um determinado mês, o que pode acontecer em meses nublados ou de alto consumo.

 

​​​Portanto, quando o consumo ultrapassa a energia gerada, o cliente pode usar os créditos acumulados e, se mesmo assim não forem suficientes, o saldo do consumo além da geração e dos créditos é pago.

 

Para isso, o medidor de energia será trocado por um relógio bidirecional. Este é capaz de medir a energia injetada na rede e a energia consumida da empresa de energia.

A energia solar funciona de dia e de noite?

Quer saber como funciona energia solar de dia e de noite? Veja: a energia solar que o sistema gera durante o dia abastecerá primeiramente as cargas conectadas à casa. Como, por exemplo, geladeiras, iluminação ou ar condicionado. 

 

A energia que sobra do consumo na residência sai do local de instalação e passa pelo relógio do medidor de energia. Esta parte da energia é convertida em créditos.

 

Como resultado, os moradores poderão usar os créditos de energia quando o sistema não puder atender a todas as necessidades energéticas da casa. O que acontece muito em dias nublados ou chuvosos, ou quando o sistema de energia solar não puder gerar eletricidade, como à noite.

 

O inversor do sistema solar faz a sincronização da tensão e a frequência da energia que produz com a tensão e a frequência da rede elétrica e injeta corrente na rede. 

 

Em outras palavras, o sistema solar produz a mesma energia que a concessionária, assim, não é necessária nenhuma adaptação à sua casa para receber e usar a energia solar.

 

Além disso, também pode ser usado quando o consumo de energia é maior que a geração de energia. Neste último caso, o sistema solar fornece parte da energia e a concessionária fornece o restante do consumo de energia. 

 

O importante nesse processo é que ele é totalmente automático. O sistema distribui a energia de acordo com as necessidades da casa sem que o proprietário pressione nenhum botão ou tecla.

Como funciona a manutenção do sistema de energia solar?

Os sistemas solares fotovoltaicos requerem dois tipos de manutenção: preventiva e preditiva.

 

A manutenção preditiva envolve o monitoramento visual do estado do equipamento e o acompanhamento do histórico de geração do sistema para prever quaisquer condições que possam ocorrer. Entretanto, no caso da manutenção preventiva é a manutenção e limpeza de painéis solares e inversores.

 

A manutenção preventiva é realizada por uma equipe técnica até duas vezes ao ano com baixo custo. A recomendação é fazer a limpeza dos painéis solares a cada 6 meses. Em locais com muita poeira e/ou pouca pluviosidade, o ideal é fazer a manutenção a cada 4 meses.

Conclusão

Em suma, como vimos, entender como funciona energia solar se trata de uma tarefa um tanto complexa para quem não entende do assunto. 

 

Mas, por meio de uma boa explicação como no conteúdo acima, as coisas ficam mais fáceis.