Muita gente conhece o cacau somente como o ingrediente que serve como matéria-prima para a produção do chocolate. No entanto, para ele chegar até a gente como chocolate, o cacau passa por diversos processos que resultam em diferentes produtos, como a manteiga de cacau. Hoje vamos entender como é feita a manteiga de cacau e quais são suas utilidades.

Antes de entender como é feita a manteiga de cacau, é ideal saber o que é o cacau de fato. O cacau é um fruto muito apreciado por sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada na fabricação do chocolate e a manteiga de cacau. Ele é muito benéfico à nossa saúde, apresentando propriedades anti-inflamatória, anti oxidantes e cardioprotetoras.

Quanto maior o teor de cacau, maior o benefício do produto. Ademais, o Brasil se destaca como um dos países que mais produzem cacau, sendo a Bahia e o Pará os maiores produtores no nosso território. Sendo assim, saber como é feita a manteiga de cacau também pode ser uma forma de começar seu próprio negócio com receitas caseiras.

Quer descobrir como funciona a produção da manteiga de cacau? Continue lendo e veja seu processo do zero. Além disso, conheça seus benefícios e riscos dos quais você deve se atentar antes de usar a mesma.

Como é feita a manteiga de cacau do zero?

Primeiramente, a manteiga de cacau é um produto extraído da semente do cacau. Quando o cacau é retirado do cacaueiro, o fruto é cortado ao meio. O processo, aliás, é feito com muito cuidado para não danificar as sementes e a polpa.

Depois de aberto, então, as sementes ainda estão cobertas e presas pela polpa do cacau. Elas, então, são separadas logo em seguida. Além disso, cada cacau possui cerca de 20 até 40 sementes.

Em suma, essas sementes passam por um processo de fermentação. Elas, basicamente, são colocadas em caixotes de madeira com alguns furos, para que o líquido possa escorrer. Esse processo, aliás, potencializa os sabores do cacau, impede uma nova germinação e remove resíduos de polpa.

Além disso, as sementes passam pelo processo de secagem, em que são deixadas ao sol por cerca de 8 dias. Então, após a secagem, elas são embaladas e liberadas para as indústrias.

Quais são os benefícios da manteiga de cacau?

Agora você sabe como é feita a manteiga de cacau, mas você sabe também dos seus benefícios? Se não, então continue lendo, pois citaremos suas principais vantagens para você entender a razão para comprar esse produto tão conhecido.

Excelente para a pele

A manteiga de cacau é rica em ácidos graxos palmítico, esteárico e oleico. Estes compostos formam uma barreira protetora para a pele, nutrindo-a e aumentando seu potencial de elasticidade. Além disso, a manteiga de cacau é rica em fitoquímicos.

Pode combater a malária

Curiosamente, um estudo revelou que consumir cacau pode ter um efeito clínico contra a malária. Segundo os pesquisadores, isso pode ser devido ao aumento da disponibilidade de antioxidantes no plasma, aumento dos níveis plasmáticos de óxido nítrico, atividade dos flavonóides do cacau e seus derivados.

Como usar manteiga de cacau? Quais são seus riscos?

Você acabou de ver seus benefícios e como é feita a manteiga de cacau, mas já sabe como usar ela? A manteiga de cacau natural pode ser usada in natura ou  diluída em óleo vegetal graxo, como o óleo de rícino, e aplicada na pele para hidratá-la, prevenindo rugas e ressecamentos. Já na culinária, ela é usada no preparo de sobremesas e pratos salgados.

O uso da manteiga de cacau em si não apresenta riscos para a saúde, a menos que você seja alérgico, o que é raro. O problema é que muitos cremes e protetores labiais comumente encontrados em perfumarias e farmácias são feitos com substâncias nocivas. Alguns deles nem contêm manteiga de cacau de verdade.

Tendo tudo isso em mente e sabendo agora como é feita a manteiga de cacau, compre hoje mesmo esse produto e aproveite os benefícios que ela pode trazer para sua pele e receitas deliciosas.