Marketing de Eventos: Dicas Top | O marketing de eventos é uma estratégia que os marqueteiros usam para promover sua marca, produto ou serviço com um envolvimento presencial ou em tempo real.

Estes eventos podem ser online ou offline, e as empresas podem participar como anfitriões, participantes ou patrocinadores. Os marqueteiros usam estratégias de marketing de eventos de entrada e de saída para fins promocionais. Confira mais detalhes em nosso site.

Por que Incluir Marketing de Eventos?

Marketing para Eventos

Marketing de Eventos

Um plano de marketing de eventos pode ajudar sua empresa a se destacar em um mercado lotado. Ao combinar o marketing de eventos com suas campanhas digitais, você cria um relacionamento mais significativo e duradouro com seus compradores. Os benefícios são muitos:

  • Construir o reconhecimento da marca
  • Aumentar o envolvimento do cliente
  • Gerar pistas
  • Educar clientes em potencial e clientes

Seja um jantar de apreciação exclusivo, um webinário informativo ou um patrocinador em uma feira, os eventos oferecem uma chance única de interagir com seus clientes em um nível mais pessoal. Ter uma interação direta é inestimável para promover um relacionamento longo e próspero. Os eventos, se bem feitos, podem ser um de seus canais de marketing mais impactantes.

Por que as empresas estão usando o Marketing de Eventos?

Branding e Conscientização da Marca

74% dos participantes do evento dizem que têm uma opinião mais positiva sobre a empresa, marca ou serviço que está sendo promovido após o evento. Uma das maiores razões pelas quais as empresas participam ou sediam um evento é para estabelecer e construir sua marca e identidade. Com a concorrência cada vez mais acirrada em quase todos os setores, ser capaz de se diferenciar é crucial.

Você pode optar por participar de eventos de marketing específicos para associar com o nome e o ecossistema do anfitrião, para ter acesso a um público altamente segmentado, ou para mostrar a personalidade de sua marca.

Ao selecionar em qual evento você quer participar, ou o tipo de evento que gostaria de sediar, pense primeiro em quem é seu cliente e que tipo de evento ele provavelmente irá participar. É aí que você vai querer concentrar seus recursos.

Ao criar uma experiência memorável em eventos com seus compradores-alvo presentes, é mais provável que eles pensem em sua marca primeiro quando estiverem procurando comprar e mais provável que comprem de você no futuro.

Outra forma de as empresas construírem a consciência da marca em eventos é conectando-se com os repórteres que estarão presentes. Se bem feitas, elas podem estabelecer relações com jornalistas ou blogueiros influentes em sua indústria, obter cobertura da imprensa sobre seu produto e se posicionar como líderes de pensamento.

Envolvimento do cliente

Os eventos presenciais ajudam a humanizar sua empresa e a criar uma conexão mais autêntica com os consumidores. Ao imergir seus clientes em uma experiência única e memorável, é mais provável que eles tenham uma ligação emocional com sua marca e estarão mais inclinados a compartilhar sua experiência com amigos e talvez até mesmo com outros negócios.

A palavra de boca em boca é o meio mais eficaz de gerar novos clientes. E clientes felizes e engajados são mais propensos a falar sobre seu produto ou serviço e indicar outros. Clientes engajados também compram 90% mais frequentemente, gastam 60% mais por transação e têm cinco vezes mais probabilidade de comprar da mesma marca no futuro. Ao criar uma interação significativa entre sua marca e seus clientes, você tem uma maior probabilidade de aumentar a retenção de clientes e de criar fãs no processo.

Geração de Leads

Conferências e eventos são uma maneira poderosa de se envolver com seu público-alvo, obter uma compreensão mais profunda de seus pontos de dor e facilitar seu processo de tomada de decisão. Quando as pessoas participam de um evento, elas já demonstraram interesse no produto ou serviço que você está oferecendo, e muitas vezes estão prontas para tomar uma decisão de compra.

Para facilitar o processo de compra, você precisará de um plano para captar informações de leads qualificados para acompanhamento após o evento. As maneiras de se envolver com os potenciais clientes e coletar suas informações incluem:

  • Sessões de oratória
  • Mídias Sociais
  • Sediar uma festa patrocinada no evento ou nas proximidades

Onde você coleta informações de chumbo ditará como você se comunicará mais tarde com esse potencial cliente. Cada ponto de contato mostra diferentes níveis de engajamento e intenção de compra, portanto, você precisará cultivar os contatos de acordo.

Educação

65% dos consumidores disseram que eventos ao vivo os ajudaram a ter uma melhor compreensão de um produto ou serviço, superando amplamente os esforços digitais e a publicidade na TV como métodos para reconhecer e aprender sobre uma marca.

Uma das principais razões pelas quais as pessoas participam de conferências empresariais, seminários e feiras comerciais é para aprender sobre novas estratégias, tecnologias e casos de uso para um produto ou serviço.

  • Se você estiver patrocinando um evento e tiver um estande, tenha pessoal bem treinado que possa dar demonstrações que abordem os pontos de dor das pessoas e que possa responder com confiança às perguntas dos potenciais clientes. Certifique-se de coletar as informações dos possíveis clientes para que você possa enviar-lhes informações e recursos relevantes após sua interação. Esta divulgação continuará o relacionamento e manterá sua empresa no topo de sua mente quando eles estiverem tomando uma decisão de compra.
  • Se você estiver falando em um evento, certifique-se de que seu discurso seja ao mesmo tempo informativo e divertido. Pense em apresentar um caso de uso único, treinamento prático, ou discutir uma nova perspectiva sobre como usar uma tecnologia ou serviço. Tente se envolver com a audiência fazendo perguntas durante ou após sua sessão.
  • Se você for anfitrião de um evento, selecione palestrantes de palestras e sessões, que podem fornecer um ponto de vista único ou podem educar os usuários sobre como obter mais valor de seu produto ou serviço. Se você puder garantir um grande nome no setor, isso ajudará a atrair uma multidão mais substancial e emprestará mais credibilidade ao seu evento.

Que tipo de Marketing de Eventos Existem?

Eventos de Marketing Online

Os eventos de marketing digital oferecem às empresas uma alternativa menos dispendiosa para hospedar ou participar de eventos físicos. Eles também permitem que as empresas alcancem um público global sem esforço e criem eventos que abordem tópicos oportunos que os eventos físicos, que requerem mais tempo de execução, não podem fazer.

Webinars

Os webinars ao vivo ajudam a facilitar o engajamento com os clientes em potencial e clientes. Os webinars giram em torno de demonstrações de produtos, apresentações e discussões, e normalmente têm duração de 30-60 minutos.

Se você organiza um webinar ao vivo, torne-o interativo, permitindo que os participantes façam perguntas e votem. Isto aumenta o envolvimento do cliente e faz com que os telespectadores sintam que receberam um valor real por terem tempo para assistir a seu webinar. As pesquisas também fornecem dados valiosos que você pode então compartilhar com suas equipes de marketing, produtos e vendas.

Seja criativo com seu formato de webinar e tópicos para manter os participantes interessados. Envolva as pessoas no início, fazendo-lhes uma pergunta, como o que elas estão entusiasmadas em aprender, e depois aborde esses pontos durante a apresentação. Ou trazer um convidado para discutir um tópico em vez de tê-lo sempre como um show de um só homem (ou mulher).

Eventos ao vivo em fluxo contínuo

A transmissão ao vivo permite às pessoas que não podem comparecer pessoalmente ver apresentações e interagir com sua marca através das mídias sociais. Também pode ser uma maneira divertida de oferecer aos telespectadores um olhar “nos bastidores” de seu evento, criando mais transparência e dando à sua empresa um rosto humano.

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