Afinal o que é neuromarketing? Ele trabalha em responder ao comportamento inconsciente do consumidor. Dessa maneira, permite que as empresas atendam melhor seus produtos ou serviços às necessidades dos clientes. 

 

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é uma forma de marketing. Você usa técnicas da neurociência para influenciar positivamente o comportamento inconsciente dos consumidores.

 

O objetivo da neurociência é ter uma visão sobre como nosso cérebro funciona. É como uma mina de ouro em potencial para os profissionais de marketing, qualquer pessoa que entenda como o cérebro funciona pode adaptar sua mensagem de vendas para chegar exatamente no alvo. 

 

O neuromarketing responde ao comportamento inconsciente de seu público. Isso pode levar a compras (por impulso). Na verdade, nada menos que 95% de nosso comportamento ocorre inconscientemente, portanto, não é surpreendente que as empresas sejam loucas por esse tipo de dados.

 

O neuromarketing aplica esse conhecimento e métodos de pesquisa associados (incluindo varreduras cerebrais) no campo do marketing.

 

O objetivo: adequar melhor os produtos e serviços às necessidades imediatas dos consumidores. 

 

Neuromarketing: como você realmente faz isso?

O que os empreendedores iniciantes podem fazer com essa forma de marketing? Isso vai depender muito do seu orçamento. Os métodos clássicos de neuromarketing costumam ser reservados para grandes marcas.

 

Para literalmente dar uma olhada no cérebro de seus clientes, eles aplicam métodos especiais de neurociência. Abaixo, destacamos algumas formas conhecidas:

 

Varredura do cérebro: também conhecida como varredura funcional de ressonância magnética (fMRI). Este é um estudo do cérebro no qual um computador torna visível a atividade no cérebro. 

 

Quando a pessoa vê certo produto, atividade ou campanha publicitária, certa parte do cérebro se acende. Cada parte do cérebro representa uma emoção diferente.

 

Codificação facial: uma técnica de pesquisa para ler expressões faciais. Mostre ao consumidor um anúncio ou novo produto e logo você poderá ler a emoção (nojo, alegria, tristeza, etc.) em seu rosto.

 

EEG com capacete: com um eletroencefalograma (EEG), os sinais podem ser captados do cérebro. Isso também se aplica à técnica de Eye Tracking, com a qual você pode determinar se sua mensagem chega ao visualizador ou visitante. 

 

Você está usando a foto de uma bela mulher segurando um par de sapatos femininos? Então, há uma chance de que o consumidor olhe para o rosto dela e não para o seu produto.

 

Quão controversa é essa técnica de marketing?

A neurociência é usada no mundo médico para diagnosticar doenças como depressão, mania, esquizofrenia e Alzheimer. Portanto, sua aplicação comercial é vista como polêmica por alguns. De acordo com as críticas, é antiético aplicar esses conhecimentos e técnicas nos negócios.

 

A questão também permanece: quais conclusões você pode tirar como um profissional de marketing quando uma determinada parte do cérebro se destaca em uma cobaia. O que isso realmente diz sobre a imagem geral dos consumidores?

O que você pode fazer com o neuromarketing para começar?

O neuromarketing geralmente vem com um preço alto. O iniciante médio simplesmente não tem orçamento para  fazer uma varredura cerebral em alguém. A questão então surge rapidamente: como empresário, existem outras maneiras de influenciar alguém? a resposta, é sim. Abaixo listamos algumas dicas: 

 

1. Destaque-se com a cor

Dê cor ao seu site e use anúncios coloridos. Os olhos dos consumidores são atraídos pelas cores. Se você trabalha com botões de compra em seu site, veja se estes botões possuem uma cor marcante. 

 

O mesmo se aplica a números de telefone ou outras opções de contato: as caixas coloridas têm um efeito positivo no número de respostas. De acordo com estudos, um aspecto marcante é que os usuários se orientam principalmente do lado esquerdo dos sites. O padrão de leitura é em F. Portanto, coloque a mensagem mais importante no canto superior esquerdo. 

 

2. O Método Robert Cialdini

Outra ferramenta para direcionar o comportamento inconsciente do consumidor é usar a teoria do psicólogo Robert Cialdini. Este italiano escreveu o livro Influência, traduzido para o português como: “as armas da persuasão”, no qual mostra como funciona a influência no cérebro com base em seis pontos.

 

3. Dê algo como um presente

Se você der um presente para o cliente na chegada da loja, ele se sente obrigado a comprar algo. Quando um lojista oferece a um cliente algo para beber, a pessoa inconscientemente pensa que deve dar algo em troca, ou seja, comprando algo. Na loja online, dar um voucher de desconto após a compra é um indicativo que ele retorne a comprar. 

 

4: Confirmação Social

Isso se refere à prova social das massas. Se muitas pessoas usam ou compraram um produto, ele deve ser bom. Leia o livro acima mencionado de Robert Cialdini pode provar, se você olhar em qualquer site de vendas há uma boa chance de mostrar imediatamente que milhões de cópias foram vendidas.

 

5. Trabalhe a simpatia 

A simpatia faz maravilhas. Dê elogios (gerados automaticamente) durante um processo de pedido. Coloque também um botão “diga a um amigo” em seu site, para que as pessoas possam dar dicas  sobre seu produto ou serviço.

 

Quando um cliente recebe a recomendação de um amigo, ele vai dar uma conferida. Se você for o vendedor, seja legal, dê elogios sinceros e ouça! O feedback dos clientes é importante. É assim que você constrói uma relação de confiança.