Você sabia que havia mais de 1 bilhão de usuários (pessoas) ativos na plataforma WhatsApp Messenger já em fevereiro de 2016? E mais de 1 milhão de novos usuários se registrando diariamente? Talvez seja o momento de considerar o marketing no WhatsApp para favorecer sua empresa ou seu negócio.
Como profissionais de marketing, gostamos de nos envolver em plataformas onde nossos clientes estão ativos e podemos nos destacar.
Então, como sabemos, todo grande fenômeno virtual pode se tornar uma excelente forma para fazer e divulgar um negócio. Tanto que não demorou para surgirem estratégias para melhorar o marketing de uma empresa com o WhatsApp.
Com a plataforma de comunicação é possível promover seus produtos e serviços, e estabelecer um meio de contato e também estimular uma aproximação e relacionamento positivo com o cliente.
Visando novos horizontes, foi lançada uma ferramenta especial e exclusiva para empreendedores, e que chegou a um tempinho aqui no Brasil: o WhatsApp Business. Se utilizar o aplicativo a favor de seu negócio, seja uma pequena ou grande empresa ou até um vendedor comum, poderá obter grandes resultados.
Enquanto isso, você pode aproveitar ao máximo a plataforma. Você só precisa ser criativo para alavancar o WhatsApp como uma ferramenta de negócios.
Razões para utilizar o WhatsApp no marketing da sua empresa
Você tem boas razões para explorar as possibilidades de marketing no WhatsApp da sua empresa, confira algumas delas.
- É grátis
- Permite enviar imagens, ebooks, brochuras e catálogos
- Ferramenta de pesquisa! Peça feedback diretamente dos clientes
- Você pode usá-lo para discussões e reuniões em grupo
- Como um aplicativo de mensagens, permite enviar alertas sobre novos eventos e vendas
- As mensagens não serão perdidas: os alertas de mensagens offline garantem que os usuários saibam quando uma mensagem está esperando
WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business? Qual devo utilizar em minha empresa?
Sabemos que uma empresa que deseja crescer melhorando suas estratégias de marketing com a plataforma WhatsApp, deve utilizar a versão Business, isso por diversos motivos, essa versão foi desenvolvida com recursos e configurações dedicadas para empreendedores, para melhorar e facilitar sua comunicação com clientes.
Então, para quem ainda usa a versão normal do WhatsApp, deve realizar a mudança para a versão Business urgentemente, pois esta versão é escassa para anunciantes, empresas ou pessoas que possuem um negócio a zelar.
Não mencionamos aqui os mods de WhatsApp, amplamente utilizados pelo público mais jovem, isso carece de uma pesquisa posterior.
Veja algumas Dicas importantes para melhorar o Marketing da Empresa com o WhatsApp
Observe algumas das principais dicas que podem melhorar ainda mais o marketing de sua empresa com a plataforma WhatsApp.
Aproveite as vantagens das multiplataformas
Quando um aplicativo é multiplataforma, ele possui um melhor alcance de usuários, como o WhatsApp, Facebook e Instagram que podem ser sincronizados um com o outro, desta forma você poderá captar usuários destas redes sociais e levá-los para o seu WhatsApp.
Isso é uma ótima notícia! O que o torna ainda melhor é a análise de tráfego que fornece informações sobre quais redes são populares em seu público-alvo.
A análise de tráfego do WhatsApp está disponível em abundância em muitas fontes de terceiros, provavelmente porque foi desenvolvida desde os primeiros dias usando software de código aberto. Isso oferece dados que podem ajudá-lo a ajustar sua estratégia de mídia social e ajustar suas prioridades à medida que você procura o público-alvo ideal.
Crie listas de transmissão
Crie listas relacionadas a tópicos específicos e, com a função de listas de transmissão, é possível enviar a mesma mensagem para até 256 usuários de seu WhatsApp, porém desde que estes tenham salvo o seu número de contato em seus respectivos dispositivos móveis.
É uma excelente forma de enviar as novidades ou promoções de sua empresa para todos os seus clientes, sem precisar escrever uma mensagem individual que seria mais trabalhoso.
Aproveite os bate papos em grupos
As mensagens enviadas em um grupo são compartilhadas e exibidas entre todos os membros participantes, incluindo respostas de qualquer participante do grupo. Pense no “interativo”. Isso é especialmente útil ao conduzir grupos locais, ou realizando estudos de mercado antes do lançamento de um produto específico.
Ofereça um atendimento personalizado e rápido pelo WhatsApp para o cliente
Uma excelente maneira de se aproximar mais do cliente é oferecendo um serviço de atendimento personalizado, como tirando as principais dúvidas do cliente sobre algum serviço ou produto, ou realizando outras formas de atendimento pelo aplicativo.
Lembre-se que os clientes não gostam de esperar, muito menos pelo WhatsApp, então sempre responda com prontidão em seus atendimentos.
Fidelize seus clientes
Coletivamente, as listas de grupos no WhatsApp exibiram mais fidelidade à marca do que outros grupos de mídia social. Da mesma forma, as personas da marca parecem ter desenvolvido um bom relacionamento com seus seguidores, como notificações push, bate-papos em grupo e listas de transmissão.
Comunicação imediata pelo WhatsApp
Lembre-se, todo cliente não gosta de esperar muito, então quando um cliente entrar em contato sempre tente uma resposta imediata, por isso falamos anteriormente sobre o uso do WhatsApp Business.
A versão Business possui uma ferramenta em que é possível elaborar e programar uma resposta automática sempre que um cliente entrar em contato e você estiver ausente, isso evitará deixar o cliente esperando.
Status do WhatsApp
Não podemos deixar de extrair o máximo de recursos do WhatsApp a nosso favor, então sempre é importante levar novidades para os clientes sem precisar entrar em contato pessoalmente, por isso utilize o status de seu WhatsApp para mostrar novidades, levar informações importantes sobre a empresa ou seu negócio.
Usuários de aplicativos mod como WhatsApp Aero podem upar status com até 5 minutos de duração. Se seu público é do tipo jovem e faz uso de aplicativos assim então é algo a se considerar no momento de pensar no seu marketing.
Com informações do site: Aplicativos Brasil