Em um ponto ou outro, o medo afeta a todos nós, embora em maior ou menor grau. Algumas pessoas passam por isso sem muitos problemas, enquanto outras ficam paralisadas. Vamos ver algumas dicas para superar o medo de fracassar, falaremos de casos específicos relacionados ao negócio.

Conselho Geral de como superar o medo de fracassar

O medo pode ser definido como o sentimento mais ou menos agudo de que algo vai dar errado e nos prejudicar. Muitas vezes é difícil entender muito bem a razão de nosso medo, e tudo o que sabemos é que algo está errado. Tem a ver com a percepção do risco, embora risco e medo sejam duas coisas muito diferentes. Quero esclarecer que estou me referindo a medos comuns. Em caso de fobias e patologias, é muito mais recomendado consultar um psicólogo do que ler um artigo em um blog sobre empreendedorismo.

O que você pode fazer para superar o medo de fracassar?

  • Comece identificando-o. Como disse, às vezes sentimos medo sem saber muito bem sua origem. O primeiro passo para superar esse medo é entendê-lo. Geralmente acontece quando estamos em uma situação incomum. O desconhecido desperta nosso medo: como não conhecemos a situação, passamos a imaginar cenários onde tudo dá errado.
  • Elimine parte do desconhecido. Agora que você sabe o que o assusta, em vez de ter um sentimento difuso sobre uma situação desconhecida, você pode fazer o exercício de imaginar concretamente o que vai acontecer, ou se informar se necessário. Assim, você elimina parte do desconhecido e parte do medo.
  • Treine para a situação. Em muitas ocasiões, você pode treinar para enfrentar a situação que gera esse medo. A prática lhe dá segurança e reduz a influência do medo.
  • Pense no pior que pode acontecer. E não se limite a isso, mas faça um esforço para medir o impacto que o pior cenário teria em sua vida. Você verá que na maioria dos casos não seria tão dramático e haveria soluções, embora obviamente seria melhor se isso não acontecesse.
  • Aceite o que não pode ser mudado. A aceitação faz parte da estratégia para eliminar o medo. Se você perceber que nem sempre pode vencer e aceitar a derrota, você também reduz o medo.

Situações assustadoras clássicas sobre como superar o medo de fracassar

como superar o medo do fracasso nos negócios

Supere o medo de fracassar em uma entrevista de emprego

Quando você está procurando um emprego, é normal você ficar apreensivo antes de entrar na sala com o entrevistador. Qual é o medo geralmente? Se errar e não ser contratado. Na verdade, é um medo com pouco embasamento, porque ao procurar um emprego em uma determinada candidatura, o mais normal é que eles não contratem você, mesmo que você faça bem. Simplesmente acumulando oportunidades é quando você acaba alcançando-as. Portanto, a pior coisa que pode acontecer com você é permanecer como está.

As entrevistas de trabalho são treinadas. Você pode encontrar perguntas comuns para entrevistas online e se preparar. E uma vez que você está em uma entrevista, torna-se uma situação familiar, o que tira muito estresse dela.

Superando o medo de fracassar em uma apresentação pública

É outra situação muito clássica nos negócios. Você foi convidado a fazer uma apresentação e, como é normal para você enfrentar um grande público, sua mente já imagina risos ou situações em que você está desesperadamente em branco.

Nesse caso, as consequências também não são tão dramáticas. Em um ambiente profissional, é muito difícil para o público zombar de uma pessoa que está fazendo uma apresentação, mas mesmo que isso aconteça, é apenas um momento ruim. Então a atenção das pessoas mudará para outra coisa, e elas se esquecerão disso.

Quanto à entrevista, o treinamento é essencial para superar o medo de fracassar em caso de apresentação. Se você repassar sua apresentação 15 ou 20 vezes, será virtualmente impossível entendê-la muito mal. Claro, você terá que dedicar tempo e atenção.

Supere o medo do fracasso financeiro

Nesta seção, agruparei dois medos comuns: de que você será demitido (para um funcionário) ou de que sua empresa irá falir (para um empresário). As consequências, neste caso, são muito mais graves, pois teoricamente poderia colocar em risco a sua segurança econômica e a capacidade de pagar o alojamento, a alimentação e / ou a sua família.

Mas quando você olha mais de perto, vê que as consequências não são tão dramáticas. Em caso de perda do emprego, existe o seguro-desemprego bancado pelo Governo Federal e, claro, a possibilidade de encontrar outro emprego, mesmo que implique um sacrifício (por exemplo, mudança de área).

No caso de uma empresa, em teoria você poderia falir completamente, é verdade, mas é por isso que existem as técnicas de eliminação do desconhecido e o treinamento que discutimos anteriormente. Quero dizer que conhecendo as possíveis consequências de um fracasso empresarial, você sempre toma suas decisões com sabedoria. Se você abrir uma empresa, vai limitar sua perda ao capital investido, por exemplo. Você também pode se recusar a hipotecar bens pessoais para o seu negócio. E se você está ciente do andamento de sua empresa, poderá decidir encerrar o negócio antes que o fracasso tome grandes proporções.

Voltar ao funcionário, eliminar o desconhecido significa, nesse caso, criar uma reserva de dinheiro para momentos mais difíceis, por exemplo.

Supere o medo do conflito

O último exemplo que gostaria de propor a você é o medo do conflito. Muitas pessoas temem a ideia de confrontar uma pessoa que pensa diferente, especialmente se essa pessoa estiver com raiva. Isso pode acontecer nas relações pessoais, mas como as empresas são feitas por pessoas, também acontece nos negócios. O que pode acontecer de pior? Que uma pessoa te ignore ou grite com você? Não parece grande coisa, exceto pelo impacto emocional, que pode ser perceptível.

Nesse caso, duas das estratégias citadas anteriormente podem ser úteis. Em primeiro lugar, você pode treinar. Se você não gosta de conflitos e tende a querer que todos sejam felizes com você, tente argumentar opiniões diferentes com pessoas racionais. Não estou dizendo que você os provoca, mas que você cria uma pequena discussão sobre um tema, para ver que não é tão ruim.

A segunda estratégia que funciona bem nessa situação é a aceitação. Não importa o quanto você tente, você não pode controlar como as outras pessoas o percebem. Se eles não gostam e te odeiam, você não pode fazer nada.

Obviamente, digo isso presumindo que você tentou manter um diálogo racional e educado com a pessoa em conflito. Isso é o primeiro.

Essas são apenas algumas situações no ambiente profissional. Se você tiver mais exemplos, você pode compartilhar conosco nos comentários.