Por ser um conjunto complexo de estratégias que englobam todo o relacionamento com o cliente (inclusive o pós-vendas) e lidar com uma série de informações, o Inbound Marketing é composto em uma sequência de etapas, ou fases, que precisam ser cumpridas com sucesso para que os resultados sejam positivos e sólidos. Conheça abaixo as principais etapas do Inbound Marketing:

Etapas de uma estratégia de Inbound Marketing

Etapa 5 de Inbound Marketing – Analisar

A análise é uma das melhores ferramentas para permitir o sucesso de uma empresa a médio e longo prazo, pois, com informações e relatórios detalhados, é possível conhecer e avaliar com precisão todas as suas ações, resultados e retornos sobre os investimentos. Não obstante, uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é a de fornecer para a empresa esse controle e transparência sobre todas as suas ações, o que permite a melhoria constante e real de processos, economia de custos, previsão e maior segurança em seus resultados.

As informações geradas pelo Inbound Marketing dão a empresa a possibilidade de monitorar praticamente em tempo real cada ação realizada nas interações diretas com o público, em campanhas, sites e quaisquer estratégias executadas. As principais ferramentas de análise utilizadas são:

WEB ANALYTICS: Comumente utilizada para analisar e avaliar a performance de campanhas de marketing na internet, ela fornece informações sobre o comportamento dos usuários e performance da campanha, sendo capaz, inclusive de sugerir melhorias para suas campanhas de acordo com performances anteriores ou de outras empresas semelhantes. A ferramenta mais conhecida na internet é a Google Analytics, que é automaticamente implementada nos serviços de publicidade oferecidos pelo Google.

RD STATION: Bastante utilizada para o envio de e-mails, o RD Station é uma ferramenta completa de análise de informações relacionadas ao Inbound Marketing, além de oferecer também automação de algumas ações, como o envio de e-mails e o processamento de base de contatos.